Localização Pronutrir

Estou em:

Pronutrir Cariri

O que é?

A cirurgia oncológica é uma subespecialidade de cirurgia voltada para o tratamento dos tumores malignos. Como em outras áreas médicas, ela tem evoluído bastante, com cirurgias menos invasivas, como a robótica, e com desfechos cada vez mais favoráveis.

O tipo de cirurgia é extremamente dependente de vários fatores inerentes da doença e do próprio paciente, mas essa especialidade está inserida dentro de um contexto multidisciplinar, no qual a interface com outras especialidades é fundamental, como oncologia clínica e radioterapia. O mais tradicional dos pilares do tratamento de pacientes com câncer é a cirurgia.

A importância da cirurgia oncológica no tratamento do câncer

A primeira cirurgia realizada é decisiva no controle loco regional da doença, daí a necessidade de ser realizada por profissional especializado e com muita experiência.

A cirurgia ainda é usada em cerca de 80% dos pacientes diagnosticados com câncer em alguma fase do tratamento deles. Ela deve estar no coração do planejamento de todos os pacientes com tumores sólidos. A cirurgia oncológica é uma especialidade medica, reconhecida pela Associação Médica Brasileira, e para se obter o título de especialista é necessário no Brasil, dois anos  de cirurgia geral como pré-requisito e depois mais três anos de residência em cirurgia oncológica, feitos em uma Instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Medica do MEC.

Diferencial do cirurgião oncológico em relação às outras especialidades cirúrgicas

O principal diferencial do cirurgião oncológico em relação às outras especialidades cirúrgicas, muitas vezes não está capacidade técnica para realizar um procedimento cirúrgico, mas  sim pela formação global em oncologia que ele adquire em Centros de Referência durante a sua formação o que lhe dá uma formação multidisciplinar da doença o que lhe permite indicar melhor a cirurgia dentro de uma enfoque multimodal  de diagnóstico e tratamento.

Qualquer planejamento terapêutico em câncer que não estiver baseado em diagnostico acurado e estadiamento precisam será fadado ao insucesso, daí a importância de ter uma formação global em oncologia e não apenas nos aspectos técnicos do ato cirúrgico. De longa data o cirurgião oncológico é apontado com um importante fator prognostico no tratamento do câncer, contribuído significativamente para o melhor prognostico do paciente com esta doença.

Cirurgiões

  • Dr. Henrique Penteado
    Dr. Henrique Penteado
    Ortopedista Oncológico

    CRM 20301

  • Dr. Thiago Coutinho
    Dr. Thiago Coutinho
    Urologista

    CRM 15086

  • Dr. Diego Santos
    Dr. Diego Santos
    Cirurgião Oncológico

    CRM 14386

  • Dr. Adriano Gomes Barbosa
    Dr. Adriano Gomes Barbosa
    Cirurgião Oncológico

    CRM 6593

  • Dr. Luis Henrique Grangeiro
    Dr. Luis Henrique Grangeiro
    Cirurgião Oncológico

    CRM 12166