Estou em:
A cirurgia oncológica é uma subespecialidade de cirurgia voltada para o tratamento dos tumores malignos. Como em outras áreas médicas, ela tem evoluído bastante, com cirurgias menos invasivas, como a robótica, e com desfechos cada vez mais favoráveis.
O tipo de cirurgia é extremamente dependente de vários fatores inerentes da doença e do próprio paciente, mas essa especialidade está inserida dentro de um contexto multidisciplinar, no qual a interface com outras especialidades é fundamental, como oncologia clínica e radioterapia. O mais tradicional dos pilares do tratamento de pacientes com câncer é a cirurgia.
A primeira cirurgia realizada é decisiva no controle loco regional da doença, daí a necessidade de ser realizada por profissional especializado e com muita experiência.
A cirurgia ainda é usada em cerca de 80% dos pacientes diagnosticados com câncer em alguma fase do tratamento deles. Ela deve estar no coração do planejamento de todos os pacientes com tumores sólidos. A cirurgia oncológica é uma especialidade medica, reconhecida pela Associação Médica Brasileira, e para se obter o título de especialista é necessário no Brasil, dois anos de cirurgia geral como pré-requisito e depois mais três anos de residência em cirurgia oncológica, feitos em uma Instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Medica do MEC.
O principal diferencial do cirurgião oncológico em relação às outras especialidades cirúrgicas, muitas vezes não está capacidade técnica para realizar um procedimento cirúrgico, mas sim pela formação global em oncologia que ele adquire em Centros de Referência durante a sua formação o que lhe dá uma formação multidisciplinar da doença o que lhe permite indicar melhor a cirurgia dentro de uma enfoque multimodal de diagnóstico e tratamento.
Qualquer planejamento terapêutico em câncer que não estiver baseado em diagnostico acurado e estadiamento precisam será fadado ao insucesso, daí a importância de ter uma formação global em oncologia e não apenas nos aspectos técnicos do ato cirúrgico. De longa data o cirurgião oncológico é apontado com um importante fator prognostico no tratamento do câncer, contribuído significativamente para o melhor prognostico do paciente com esta doença.
CRM-CE 5843
CRM-CE 9586
CRM-CE 6593
CRM-CE 17580
CRM-CE 7545
CRM-CE 8060
CRM-CE 16116
CRM-CE 3849
CRM-CE 7051
CRM-CE 10095
CRM-CE 5524
CRM-CE 5023
CRM-CE 9853
CRM-CE 10420
CRM-CE 10787
CRM-CE 10236
CRM-CE 12782