Localização Pronutrir

Estou em:

Pronutrir Fortaleza

O que é uma linha de cuidados?

É uma estratégia de cuidado centrado no paciente, com “caminhos” para nortear e organizar a sua trajetória nos processos de diagnóstico, tratamento, acompanhamento e suporte, de modo a favorecer que suas necessidades sejam atendidas.  

Por que a linha de cuidados se faz necessária? 

Em um sistema de saúde pouco organizado, o paciente se depara com inúmeras barreiras, como a fragmentação dos cuidados entre diferentes profissionais e serviços de saúde, a falta de integração e de compartilhamento de informações entre eles e o desconhecimento pelo próprio paciente quanto ao que deve fazer e como solucionar seus problemas.  

Quando se inicia a linha de cuidados oncológicos?

A partir da admissão de um paciente oncológico na Pronutrir, é apresentado a ele os caminhos que lhe são recomendados, como consulta de enfermagem, avaliação nutricional, orientação psicológica, implante de cateter, programação de tratamento e acompanhamento etc. O ideal é que a linha de cuidados tenha previstas as diversas necessidades que um paciente oncológico possa vir a ter, com os respectivos caminhos a seguir.  

Quem forma a linha de cuidados?

A linha de cuidados é formada pelos diversos profissionais de saúde e instituições que, em algum momento, poderão vir a contribuir para a assistência do paciente. Estão aí inclusos tanto componentes do serviço de oncologia (médicos, farmacêuticos, recepcionistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, quimioterapia etc.), como de outras instituições (médicos, odontólogos, laboratórios, hospitais, serviços de imagem etc.).  

O que é a navegação do paciente?

  Embora uma linha de cuidados bem estruturada facilite a vida do paciente, em muitos momentos, ele precisa ser guiado. Aí entra o papel da navegação, quando um membro do serviço de saúde (mais comumente uma enfermeira) faz a gestão do paciente na linha de cuidados, orientando-o quanto aos passos a seguir, como em exames de maior complexidade, em procedimentos fora do serviço de oncologia, em um internamento etc. A navegadora ajuda o paciente para que de fato aconteça o que está no seu plano de cuidados.  

Em que benefícios resultam uma linha de cuidados bem estruturada e com navegação dos casos?       

  • Maior atendimento às necessidades dos pacientes;
  • Remoção de barreiras assistenciais;
  • Maiores adesão e agilidade no cumprimento do plano de cuidados;
  • Melhora da experiência do paciente;
  • Melhor resultado assistencial;
  • Racionalização de custos;
  • Maior integração e satisfação dos componentes da linha de cuidados;
  • Satisfação dos clientes.