Localização Pronutrir

Estou em:

Pronutrir Cariri

O que são cuidados paliativos?

R – são ações de prevenção e controle de fatores que geram sofrimento aos pacientes e seus familiares, tanto em aspectos físicos, quanto psicológicos, morais, sociais e até espirituais.

Para quem são indicados?

R – são indicados a todas as pessoas (e seus entes próximos) acometidas por doenças crônicas que sejam ameaçadoras da vida, como câncer, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória etc..

Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?

R – a abordagem ideal para pacientes neste perfil é a concomitância do tratamento modificador da doença (aquele que combate a doença) e dos cuidados paliativos. Estes, se voltam ao cuidado da pessoa doente e daqueles que o rodeiam e que também sofrem. À medida que o paciente melhora, a atuação dos cuidado paliativos diminui e, em caso de cura, terminam. Para aqueles que não obtêm melhora, a participação dos cuidados paliativos cresce ao longo do tempo, enquanto diminui a intensidade do “tratamento modificador”, chegando ao ponto em que a condução do caso pode ser até exclusiva dos cuidados paliativos, no caso de pacientes em fim de vida.

Por: Dr. Antonio Carlos Moreira

Médico de Família da Pronutrir, com atuação em cuidados paliativos.

CRM CE 6522