Localização Pronutrir

Estou em:

Pronutrir Fortaleza

Pacientes com câncer devem, sim, ser imunizados contra a Covid-19. As Sociedades Americana e Européia de Oncologia já se posicionaram favoráveis à vacinação de pacientes oncológicos.
Mas é preciso entender que nem todo paciente oncológico é igual. Existem pacientes em diferentes etapas de seus diagnósticos, passando por diferentes tratamentos e com diferentes estágios da doença. Por isso, é sempre importante conversar com a equipe médica que acompanha o seu caso sobre a sua situação.

A eficácia e segurança das vacinas contra a Covid-19 não foram diretamente testadas nas diferentes populações de pacientes imunocomprometidos. No entanto, já se sabe que a contraindicação de vacinas no grupo de pacientes imunossuprimidos são as vacinas baseadas em vírus vivo, pelo risco de desenvolvimento da doença com a vacinação. No Brasil, a CoronaVac é baseada em vírus inativado. Sendo assim, a única contra-indicação específica é à hipersensibilidade/anafilaxia à vacina ou a qualquer um dos seus componentes. Com base nesses pressupostos, existe o consenso geral de que os benefícios da vacina COVID-19 irão potencialmente superar os riscos.